Certidão negativa de protesto – Saiba o que é e como solicitar

Certidão Negativa

Você alguma vez já ouviu falar de certidão negativa de protesto? Ou de certidão dos 10 cartórios? Ou também chamada por simplesmente certidão de protesto?  Você já notou na quantidade de obrigações que as pessoas físicas e jurídicas possuem com o os órgãos públicos? Com certeza, em algum momento da vida você já realizou uma compra a prazo por via boleto, cheque ou assinou uma nota promissória, certo? Caso o comprador não venha a quitar sua dívida, poderá ter muita dor de cabeça, fazendo o credor levar o título ao Cartório de Protesto. Portanto, conheça mais sobre esse assunto que falaremos hoje. Confira agora!

''

certidão negativa de protesto

Mas afinal, o que significa certidão negativa de protesto?

O Protesto nada mais é que o ato formal e solene pelo qual se aprova a inadimplência e o descumprimento de obrigação originada em documentos de dívida. Esta certidão de protesto atesta se a pessoa pesquisada seja ela física ou jurídica, possui algum apontamento em seu nome.

Observe quais são as certidões de protestos emitidas:

A Certidão de Protesto (Negativa ou Positiva) verifica se há inadimplência em títulos no cartório. Se for a Certidão negativa de protesto, representa que não há registro naquele cartório de protesto.

Certidão do Instrumento de Protesto é quando não há abatimento da dívida, o Tabelião lavrará o Instrumento de Protesto e o entregará juntamente com o título protestado ao Sacador.

Certidão Positiva de Cancelamento é emitida quando o devedor paga sua dívida com o credor e se dirige ao cartório com o instrumento de protesto em mãos, para que o cartório realize a baixa do mesmo.

Certidão de Inteiro Teor nada mais é que o detalhamento do protesto, lá consta dados do credor, dados do devedor e descrição detalhada da negociação da compra.

Como tirar os documentos necessários?

Para registrar um protesto sobre um título não pago, o credor deve ir até o Cartório de Protesto mais próximo do seu endereço, e que realize serviços de expedição de certidão negativa de protestos. Para solicitar esse documento, não há mistérios, apenas entregue ao funcionário os seguintes documentos:

  • Documento de identidade, RG, CNH ou outro equivalente;
  • Informar o nome completo e CPF ou CNPJ da pessoa pesquisada.

Evite erro na expedição da certidão; a atenção nesse momento é crucial. Confira todos os dados para não precisar refazer a transação.

Valores e prazos para tirar uma certidão dos 10 cartórios

certidão dos 10 cartórios

imagem ilustrativa (fonte: certidaonamao.com.br)

A certidão negativa de protesto pode ser feita pelo período de pesquisa de cinco ou dez anos, e costuma ter prazo de validade de 30 dias. Os valores para a pesquisa são definidos pelos governos estaduais, ou seja, cada estado apresenta um valor.

Em média uma certidão dos 10 cartórios em SP por exemplo custa entre R$ 150,00 a R$ 200,00 para a pesquisa de 5 anos. Esse valor pode aumentar muito se você precisar da pesquisa por 10 anos, na maioria dos cartórios o valor dobra. Há também a opção de solicitar a Certidão negativa de protesto online.

Quanto pago para tirar o protesto do meu nome?

Existem duas situações, uma delas é quando o protestado estiver disposto a quitar sua inadimplência dentro de três dias úteis, após receber a intimação, sendo assim, o mesmo pagará apenas o valor da dívida.

E a outra se refere ao protestado que não tem condições de quitar sua inadimplência dentro dos três dias úteis que lhe foram dispostos, dessa forma, além de quitar sua dívida com o credor, deverá também arcar com à custa oneradas no cartório de protesto para limpar seu nome.

Cartórios de Protestos nas cidades

ferramenta de busca do cartorio mais proximo

Para resolver a questão do protesto, o interessado deve procurar o Cartório Distribuidor de Protesto mais próximo de sua região e solicitar a Certidão negativa de protesto, para pesquisar o cartório mais próximo de você use a nossa ferramenta de Busca de Cartórios na lateral do site.

Como saber em qual cartório meu nome foi protestado?

A pesquisa pode ser feita através do serviço de atendimento ao consumidor do Serasa ou por empresas capacitadas para esse tipo de trabalho.

Antes de solicitar a Certidão negativa de protesto, você também pode fazer uma pesquisa prévia online pelo pesquisaprotesto.com.br.

Gostou do texto? Esperamos que tenha de alguma forma tenha sanado suas dúvidas sobre certidão negativa de protesto.

Sucesso!

Compartilhe


Comente este artigo